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quinta-feira, 24 de julho de 2014
Tipos de textos
25- Tipos de textos
Querido diário,
Estive refletindo sobre a integração entre a contação de histórias e os diversos gêneros textuais ou tipos de texto. Acho que, além de favorecer o ensino de língua portuguesa, essa interface pode enriquecer as maneiras de se contar a história.
Imagine narrar a história da galinha ruiva e usar uma receita de bolo...
Imagine narrar a história dos três porquinhos e se valer de uma pesquisa envolvendo os tipos de casas construídas no mundo...
Imagine narrar a história da Cinderela e pedir licença para atender a uma ligação telefônica imaginária da fada madrinha...
Imagine narrar a história do Pinóquio e ler o diário da Fada Azul...
Imagine narrar a história da Cigarra e da Formiga e levar jornais com anúncios de emprego...
Imagine narrar a história da Pequena Sereia e distribuir cartões-postais de praias brasileiras...
Enfim, transitar pelos gêneros de textos pode propiciar um maior dinamismo e entusiasmo, prendendo a atenção dos ouvintes e os levando a conhecer diferentes gêneros textuais.
Já fiz isso com uma poesia. Levei uma mala enfeitada de fitas coloridas e cheia com os objetos da história. Então, declamei um poema sobre uma maleta de sonhos... Essa poesia pertencia à própria autora da história que eu ia contar.
As músicas eu uso sempre...
Já utilizei uma charada como senha para começar a história. Já usei uma receita de culinária durante uma contação. Já cantei uma cantiga de roda com as crianças após a história. Já li cartas de uma personagem durante a contação. Já fiz uma enquete no meio da história sobre a atitude de uma personagem.
Enfim, não devemos perder a oportunidade de surpreender as crianças com situações imprevisíveis para que a contação tenha sempre o efeito da surpresa, do inédito, do original, do inusitado, do inesperado.
Tenho essa preocupação porque já ouvi uma criança me dizer: “De novo isso?”
Mas também há o outro lado dessa história...
Algumas crianças, quando gostam de determinado recurso ou técnica, querem que você os repita sempre. Isso acontece com a musiquinha que cantamos antes da história. Eu até que tento iniciar de outra maneira, mas algumas turmas querem porque querem cantar a bendita da música! Rsrsrsrs!
Palmas para meus cantores mirins!
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