quinta-feira, 24 de julho de 2014

Tipos de textos

25- Tipos de textos Querido diário, Estive refletindo sobre a integração entre a contação de histórias e os diversos gêneros textuais ou tipos de texto. Acho que, além de favorecer o ensino de língua portuguesa, essa interface pode enriquecer as maneiras de se contar a história. Imagine narrar a história da galinha ruiva e usar uma receita de bolo... Imagine narrar a história dos três porquinhos e se valer de uma pesquisa envolvendo os tipos de casas construídas no mundo... Imagine narrar a história da Cinderela e pedir licença para atender a uma ligação telefônica imaginária da fada madrinha... Imagine narrar a história do Pinóquio e ler o diário da Fada Azul... Imagine narrar a história da Cigarra e da Formiga e levar jornais com anúncios de emprego... Imagine narrar a história da Pequena Sereia e distribuir cartões-postais de praias brasileiras... Enfim, transitar pelos gêneros de textos pode propiciar um maior dinamismo e entusiasmo, prendendo a atenção dos ouvintes e os levando a conhecer diferentes gêneros textuais. Já fiz isso com uma poesia. Levei uma mala enfeitada de fitas coloridas e cheia com os objetos da história. Então, declamei um poema sobre uma maleta de sonhos... Essa poesia pertencia à própria autora da história que eu ia contar. As músicas eu uso sempre... Já utilizei uma charada como senha para começar a história. Já usei uma receita de culinária durante uma contação. Já cantei uma cantiga de roda com as crianças após a história. Já li cartas de uma personagem durante a contação. Já fiz uma enquete no meio da história sobre a atitude de uma personagem. Enfim, não devemos perder a oportunidade de surpreender as crianças com situações imprevisíveis para que a contação tenha sempre o efeito da surpresa, do inédito, do original, do inusitado, do inesperado. Tenho essa preocupação porque já ouvi uma criança me dizer: “De novo isso?” Mas também há o outro lado dessa história... Algumas crianças, quando gostam de determinado recurso ou técnica, querem que você os repita sempre. Isso acontece com a musiquinha que cantamos antes da história. Eu até que tento iniciar de outra maneira, mas algumas turmas querem porque querem cantar a bendita da música! Rsrsrsrs! Palmas para meus cantores mirins!

Nenhum comentário:

Postar um comentário