quinta-feira, 24 de julho de 2014

Trava-línguas

7- Trava-línguas Querido diário, Estou treinando a minha articulação, fazendo exercícios com trava-línguas: O rato roeu a roupa do rei de Roma, o rato roeu a roupa do rei da Rússia, rainha raivosa rasgou o resto. O que é que Cacá quer? Cacá quer caqui. Qual caqui que Cacá quer? Cacá quer qualquer caqui. Bote a bota no bote e tire o pote do bote. Quem a paca cara compra, paca cara pagará. Atrás da porta torta tem uma porca morta. Caixa de graxa grossa de graça. Tapibaquígrafo Luzia lustra os lustres listrados. Sabia que o sabiá sabia assobiar? A rua do paralelepípedo é toda paralelepipedada. Norma nina o nenê da Neuza. Além de treinar a articulação das palavras, os trava-línguas podem ser usados com as crianças. Já contei uma história minha que continha brincadeiras com a linguagem e as crianças repetiam rapidamente “Três pratos de trigo para três tigres tristes”. Algumas erravam e ficava muito engraçado, todos se divertiram. É bastante lúdico usar trava-línguas, pretendo explorar ainda mais esse recurso. Os trava-línguas despertam o gosto pelas brincadeiras com as palavras e os sons da língua, além de melhorar a dicção das crianças. Eles proporcionam o conhecimento da cultura popular, do folclore. Com as crianças, já utilizei também a linguagem do Pê, como pevo, pecê, peé, pelin, pedo! (você é lindo). Aí, uma mãe me ensinou a linguagem do guri, guri: Gurivo guricê, gurié, gurilin, gurido! (você é lindo). É assim que faço treinos articulatórios juntamente com os alunos, com muita brincadeira e diversão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário