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quinta-feira, 24 de julho de 2014
Trava-línguas
7- Trava-línguas
Querido diário,
Estou treinando a minha articulação, fazendo exercícios com trava-línguas:
O rato roeu a roupa do rei de Roma, o rato roeu a roupa do rei da Rússia, rainha raivosa rasgou o resto.
O que é que Cacá quer? Cacá quer caqui. Qual caqui que Cacá quer? Cacá quer qualquer caqui.
Bote a bota no bote e tire o pote do bote.
Quem a paca cara compra, paca cara pagará.
Atrás da porta torta tem uma porca morta.
Caixa de graxa grossa de graça.
Tapibaquígrafo
Luzia lustra os lustres listrados.
Sabia que o sabiá sabia assobiar?
A rua do paralelepípedo é toda paralelepipedada.
Norma nina o nenê da Neuza.
Além de treinar a articulação das palavras, os trava-línguas podem ser usados com as crianças. Já contei uma história minha que continha brincadeiras com a linguagem e as crianças repetiam rapidamente “Três pratos de trigo para três tigres tristes”.
Algumas erravam e ficava muito engraçado, todos se divertiram.
É bastante lúdico usar trava-línguas, pretendo explorar ainda mais esse recurso. Os trava-línguas despertam o gosto pelas brincadeiras com as palavras e os sons da língua, além de melhorar a dicção das crianças.
Eles proporcionam o conhecimento da cultura popular, do folclore.
Com as crianças, já utilizei também a linguagem do Pê, como pevo, pecê, peé, pelin, pedo! (você é lindo).
Aí, uma mãe me ensinou a linguagem do guri, guri: Gurivo guricê, gurié, gurilin, gurido! (você é lindo).
É assim que faço treinos articulatórios juntamente com os alunos, com muita brincadeira e diversão!
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